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  • Foto do escritorMari Merlim

Sabia que a maioria das pessoas DETESTA ter que fazer escolhas?

Senta que lá vem história: eu não era muito de usar perfume. Mas esses dias me deu vontade de ter um bom perfume!


Fui ao shopping, entrei em uma daquelas lojas de perfumes importados, que a moça fica na porta distribuindo amostras. Sabe do que eu tô falando, né!


Ao entrar, já disse logo o que queria:


- moça, não entendo nada de perfumes. Não sei qual tipo eu gosto ou não gosto... Você poderia me apresentar algumas opções?



A vendedora nessa hora deve ter pensado: é agora que vou mostrar todo meu conhecimento e competência! E foi logo tratando de me mostrar as opções. Mas T-O-D-A-S as opções mesmo!


Em cada prateleira tinha uns 10. Cada estante uns 30. Enquanto apresentava, ela ia me dando dezenas de papeizinhos cheirosos. Até que eu não tinha mais dedos para segurar nem narinas que conseguissem distinguir cada um.


O que era pra ser uma experiência divertida foi logo virando… uma angústia 🤯


Eu mal me lembrava quais perfumes eu tinha gostado lá no início. Estava já bastante arrependida e me sentindo um tanto confusa. Já tinha experimentado uns 40 perfumes diferentes.


Por fim, escolhi um 😮‍💨


Confesso que na hora eu nem tinha certeza se tinha gostado mesmo. Só escolhi para sair de lá o mais rápido possível e retomar minha vida depois dessa esgotante experiência de testar perfumes. heheheu!



Moral da história:


Quantas opções você apresenta ao seu cliente na hora da venda?


Lembre-se: o ser humano DETESTA escolher.


Isso mesmo!


A gente odeia ter que tomar decidir entre uma coisa e outra, pois a percepção que temos é que ao escolher algo, estamos deixando a outra alternativa para trás. E o medo de fazer a escolha errada e perder o melhor está sempre nos assombrando.


Não faça igual a vendedora de perfumes que simplesmente me mostrou todas as opções, sem se importar com o que realmente fazia sentido para mim.


Ao apresentar seus pacotes, seja SIMPLES e use uma comunicação CLARA.

E se puder, ajude o cliente a entender o que é melhor para ele, deixando-o seguro de sua decisão.


Por Mari Merlim

Cofundadora da Babuska - Líder de Marketing e Vendas


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