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  • Foto do escritorMari Merlim

O que é melhor: aumentar o volume de vendas ou aumentar a margem de lucro?

Esses dias estava assistindo aquele programa de TV Shark Tank, em que empreendedores se apresentam em busca de investidores para seus negócios. Já assistiu?



Uma das participantes apresentou sua loja de crepes divertidos e polêmicos (com formas de órgãos genitais! 😂). O negócio explodiu nos últimos meses e ela já conseguia vender muito mais do que uma loja de crepes comuns de sua região.


Então ela pensou: vou expandir! Vender mais crepes e abrir mais lojas pelo Brasil!


Porém, quando foi questionada sobre os números de seu negócio e sobre a margem de lucro sobre cada crepe, ela contou que vendia o crepe a R$12,00 com um custo de produção de R$9,00 cada.


Os jurados não esconderam a cara de desânimo ao descobrir a margem de lucro tão baixa. Ela precisaria vender MILHARES de crepes para, no mínimo, pagar as contas fixas do negócio e só então começar a lucrar.


Por fim, nenhum dos jurados disse o tão sonhado SIM para ser investidor do negócio dela 😐


Antes dela sair do palco, um deles disse: não tenha medo de aumentar sua margem. Tenha coragem de cobrar mais, porque só assim seu negócio vai se sustentar e crescer.


A história da dona dos crepes de órgãos genitais pode ser muito parecida com a nossa na Fotografia ou em um negócio essencialmente de Serviços Criativos.


Muitas vezes , enquanto estamos correndo atrás de fechar mais e mais trabalhos, e lotar a nossa agenda, não percebemos que se aumentássemos o valor do nosso serviço, mesmo que trabalhássemos menos, ainda assim, estaríamos ganhando MAIS.


🧾 Saber fazer essa conta e precificar da forma correta é determinante para o sucesso de um negócio e sua saúde financeira e mental como empreendedor autônomo.


Antes de aumentar o volume, tenha coragem de aumentar a margem de lucro dos seus serviços e produtos!



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